Já falei aqui mais de uma vez que a parte mais difícil pra mim após o divórcio é a dinâmica financeira. De repente, você empobrece e passa a ser responsável por toda gerência financeira da sua casa. Eu entrei em pânico especialmente pois não tinha conhecimento sobre o custo total da minha vida e do meu filho. Este portanto é o seu primeiro passo: saber quanto a sua vida custa. Infelizmente faço parte da grande maioria de mulheres que ganha menos que os ex-maridos (ou maridos) e isso consiste em outro dificultador. Para essas mulheres o divórcio é sim uma tremenda quebra financeira e isso assusta, causa ansiedade e preocupação. Mudar de padrão nessas circunstâncias é um incômodo de sabor amargo que você poderá sentir, mas ACREDITE que será temporário até você se estabilizar novamente. Vou dividir com vocês aqui algumas estratégias que eu adotei para me organizar melhor em relação às minhas contas.

1- Mantenha suas contas, boletos e correspondências organizadas. Tenho uma pasta e lá coloco de acordo com a chegada delas em casa. Muitas vezes, pego na portaria quando chego do trabalho e como Tom já está comigo, eu só arquivo e leio no dia seguinte. É uma medida simples, mas super efetiva, já que você concentra todos os papéis em um único lugar.

2- Se possível, mude as datas de vencimento fazendo todas coincidirem logo após o recebimento da sua pensão ou salário. Isso te ajuda muito para não esquecer alguma delas e criar uma rotina de dia para o pagamento.

3- Criei um checklist meio basicão e minha ideia é dar check em todas as contas assim que eu pagá-las reforçando a certeza de não ter esquecido nenhuma. Passei por isso (esquecimento) algumas vezes e vc pode fazer igual a mim em meio a tantas coisas que vc terá que pensar e fazer.

4- Organizacão de contas/caixa: aqui vale tudo. Planilha no excel, apps no seu celular, planilhas para download! Escolha uma ferramenta e registre seus gastos. Essa é a maneira mais efetiva de entender seu perfil, suas contas e quais delas você pode eventualmente economizar ou não. Você entenderá quais são seus maiores gastos também e isso é importante para você poder priorizar e tomar decisões sensatas.

5- Feito esse mapeamento de contas, veja para quais delas você consegue negociar um desconto. Pacote de celular/tv por assinatura são sempre viáveis para negociação. De resto, pesquise sobre melhores preços de mercado, farmácia, academia.  Muitos produtos quando comprados online têm melhor preço: descobri isso comprando produtos veterinários para meu cachorrinho. Mudança de apartamento e carro também podem ser necessários. Troquei meu carro pois meu antigo tinha um custo geral muito alto (IPVA, gasolina, manutenção)  para manter; na minha escolha atual levei em consideração todos os tipos de gastos que eu teria com ele. Precisava de um carro bom, mas com custos possíveis para a minha nova realidade.

6- Planejamento: visualize seu ano em termos de conta, por exemplo. Janeiro temos IPVA e lista de material, fevereiro IPTU, abril imposto de renda (custos com contador e se você é divorciada, lembre-se que pensão é taxada no imposto de renda – tem vídeo no meu canal com o advogado Marcello Rodante e abordamos esse tópico lá), férias e décimo terceiro da babá ou empregada se você tiver… Enfim, há gastos mais pesados no decorrer de um ano e talvez você precise de organização para dar conta deles.

7- Comece a ler sobre economia. Notícias e sites especializados podem nos ajudar muito a termos uma introdução do assunto. Acredito que somos muito mal preparados desde a escola sobre educação financeira e isso persiste na vida adulta. Tenho me forçado a ler e aprender pelo menos o “básico” desse universo. Livros e sites sobre o tema não faltam. Insira no seu cotidiano como um ritual religioso rs! O desconhecido assusta muito mais por ser desconhecido, certo? Então se a gente se propor a entender um pouco, talvez as coisas se tornem mais fáceis e tranquilas de lidar.

Alguns sites que eu xeretei para esse texto, para a minha organização pessoal e gostei!

Aproveitem e boa sorte nessa jornada!

www.guiadebolso.com.br

www.financasfemininas.com.br

www.blogrico.com.br

www.amuri.com.br

mepoupenaweb.uol.com.br